terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Let it be, let it be

When i find myself in times of trouble…
Let It Be – The Beatles


Bem que se a música fosse minha, neste momento mudaria o I –“eu” em inglês- por we –“nós”- e o myself por ourselves –nós mesmos- assim, para o nosso português ficaria: Quando nos encontramos em momentos de dificuldade.

Quando nós seres humanos nos encontramos em momentos de dificuldade, achamos uma força tremenda e inexplicavelmente incrível em meio a tristeza, dor e caos. Nos sentimos capazes de tudo e de nada. Queremos e precisamos primeiramente nos ajudar, mas na hora da dor,tristeza e caos compartilhados somos tomados pela compaixão que nos move naquele momento. Ou então, estamos mais preocupados em apenas salvar nós mesmos que esquecemos do outro.

Controverso. É isso que nós seres humanos somos: controvérsias.

Ao mesmo tempo em que amamos, odiamos. Ao mesmo tempo em que estamos felizes, estamos tristes. Ao mesmo tempo em que queremos ajudar ao outro, esquecemos dele. Não me pergunte como conseguimos, mas só sei que conseguimos.

Um belo exemplo –recente- disso tudo é o que vem acontecendo no Haiti. Só na sexta-feira passada, o número de mortos já chegava aos 200 mil. Mas, movidos pelos sentimentos do momento, somos capazes de ajudar ao próximo seja qual for a distância. Para aquele povo o que não falta é esperança. Hoje, mais uma pessoa -um homem- foi achada debaixo dos escombros após 14 dias do desastre. Mas a meio disso tudo, também houve desesperança. Não por parte dos haitianos, mas por parte daqueles que estão ajudando. Semana passada a ONU cogitou a ideia de parar com as buscas de sobreviventes. Mas não foi feito. Não foi feito graças a nossa quase sabedoria. Pois, sabemos desde a existência do ser humano que nosso instinto de sobrevivência “bate” qualquer outro.

Mas as vezes somos tão pessimistas que duvidamos de nós mesmos, duvidamos de nossos instintos. Porém. Adivinhe só? Somos tão otimistas que nem em pensamentos duvidamos de nós mesmos. Dos nossos instintos. Somos controvérsias a cada segundo. Queremos agir por impulso, porém, também queremos agir de uma maneira calculista.

Queremos ser perfeitos o tempo inteiro, mas ao mesmo tempo queremos errar para conseguir aprender. Odiamos clichês, mas adoramos falar eles como frase de impacto. É. Complexo não é?

Quando paramos para pensar bem, é sim. Já estamos tão acostumados com nós mesmos que o que é complexo vira simplicidade. Outra controvérsia.

Bom, se fosse falar tudo o que nós usamos de controverso, usaria muito mais de uma página de texto do Word. Gastaria horas e horas escrevendo,falando e ouvindo. Ou talvez não. Talvez eu ache alguma pessoa que resuma isso tudo. E não é que já achei? É... Achei você! Você ser humano controverso.

Pauta para o Blorkutando

3 comentários:

Babi Farias disse...

Em clichê: se não conhecêssemos o mau, não reconheceríamos o que é bom. Esses paradoxos são inatos. Melhor não tentar entender.

Obrigada pela visita! (;
Boa sorte nessa pauta.

Beijos
;*

Jota disse...

O haiti sempre teve problemas, mas só com essa catástofre o povo se sensibiliza. Acho isso o cúmulo da hipocresia, mas pelo menos estão ajudando ná? Em troco da fama, do status social, mas enfim, quem somos nós pra julgar?

Beijos, tdb pra vc!

Melanie Guedes disse...

Realmente seres humanos são controversos. Nunca satisfeitos com o que tem, encontram forças em momentos de crise e com sentimentos podem virar os seres mais frágeis..
Beijos, Mel